Encontros da Academia de Ciência

Os encontros da Academia de Ciência constituem um espaço privilegiado para a educação científica. Jovens de 11 a 19 anos retornam voluntariamente a escola, fora de seu horário regular de aulas, para se dedicarem ao estudo de Ciências. É um momento exclusivamente planejado e estruturado para desenvolver temas e conteúdos curriculares que podem ser mais explorados com jovens curiosos e interessados.

As atividades de contraturno têm como objetivo a formação intelectualizada dos alunos. Os temas selecionados envolvem assuntos da atualidade de interesse social e econômico. A abordagem foi planejada para que os conteúdos sejam profundamente explorados. A contextualização deve permitir o entendimento de temas de ampla relevância.

 

Suporte pedagógico

Atividades de apoio ao professor para a realização de suas aulas, são oferecidas nas seguintes modalidades:

– suporte em atividades experimentais
– suporte em aulas expositivas
– suporte em avaliações
– planejamento de atividades
– monitoria em exercícios e trabalhos escolares
– estudos dirigidos para avaliações
– desenvolvimento de projetos

Os suportes pedagógicos envolvem a disponibilização de estagiários e materiais para execução da proposta de aula.

O objetivo é atingir a excelência das ações de suporte pedagógico aos professores, causando impacto positivo no desempenho dos alunos durante as aulas e avaliações internas e externas. Entendemos que o suporte ideal é aquele que permite ao professor proporcionar situações de aprendizagens aos seus alunos que possibilitem a compreensão dos conteúdos que estão sendo trabalhados. Para tanto, será feito um trabalho junto aos professores que receberão suporte pedagógico no sentido de esclarecer os objetivos da aula, a metodologia empregada e os critérios de avaliação que serão empregados. Esta ação pode ocasionar a diminuição no número absoluto de suportes, entretanto, aumentará muito a qualidade do apoio pedagógico ao professor parceiro.

Os professores também serão estimulados a identificar e sugerir nomes de jovens talentosos para que possam compor o grupo de formação de multiplicadores do programa e participar de grupos de estudos em áreas específicas.

 

Formação de professores

O Programa de Formação de Professores iniciado de maneira sistemática em 2012, é uma significativa ação no sentido de aumentar a proficiência no ensino de Ciências dos professores e elevar o número total de alunos atendidos pela Academia de Ciência. Além disso, a tabulação dos resultados dos simulados aplicados aos alunos das escolas parceiras, fornece dados importantes sobre déficit e carências na formação docente.

 

Formação de multiplicadores e lideranças

Os participantes do projeto que se destacaram durante as atividades, são convidados a participar de um grupo especial para a formação de multiplicadores e lideranças juvenil. O objetivo desse grupo é de preparar os jovens para que possa dar apoio a seus professores na realização de experimentos com as turmas, além de contribuir para sua a formação pessoal. As atividades planejadas e desenvolvidas abordam o a aplicação do método científico, o treinamento em experimentos e situações de aula e a realização de grupos de estudos sobre temas específicos. Os jovens selecionados para participar dessa formação terão encontros periódicos na casa dos Círculos de Leitura em São Paulo, além de participarem do planejamento e realização de diversas atividades do projeto. Acreditamos que assim, esses jovens terão uma visão ampla das opções de atuação na área de Ciência & Tecnologia que pode contribuir na escolha profissional e na vida de cada um.

 

Mídias

Site

O site da Academia de Ciência tem como propósito tornar-se fonte confiável de conteúdo de ciências atualizado e de qualidade para estudantes, professores e demais interessados no assunto. O site conta, também, com a descrição metodológica do projeto.

Newsletter

Trata-se de um informativo periódico da Academia de Ciência que apresenta ao leitor as principais atividades desenvolvidas pelo programa. Esta publicação é feita em formato eletrônico e enviada a todo o mailing list do Instituto Braudel, professores, alunos e demais cadastrados no site da Academia de Ciência e pessoas estratégicas da Secretaria de Educação. São cerca de 3500 e-mails enviados.

Redes Sociais – Facebook e Twitter

As redes sociais são utilizadas para postar indicações de artigos científicos e eventos na área de ciência. Essa ferramenta também é utilizada para divulgar a programação das atividades da Academia para acompanhamento por parte dos alunos, pais, professores e demais partes interessadas.