Por Bianca Rodrigues, Projeto Academia de Ciência

abelha

 Você já pensou em como os animais conseguem viver em sociedade onde ninguém consegue falar ou escrever? Graças ao nosso encéfalo altamente desenvolvido e nossa capacidade cognitiva conseguimos compreender a fala e a escrita. Mas os insetos que não podem falar e muito menos escrever, ainda assim continuam vivendo em sociedade e se comunicando. Assim como as pessoas que perdem a fala e se comunicam através de gestos, os animais também o fazem, principalmente na hora de caçar.

  A forma em que as abelhas se comportam em sociedade encanta e intriga os cientistas até hoje! Afinal como avisar o restante da colmeia que você acabou de encontrar um jardim cheio de flores e néctar ? Como ? Dançando!

   A abelha que encontra alimento volta para a colmeia e avisa as outras através de uma dança. Elas conseguem se localizar por causa do ângulo que a abelha se posiciona diante do Sol. A dança é feita em forma de oito e ”quando o curso da dança aponta para cima do favo, significa que a flor encontrada está na mesma direção do sol e quando o curso aponta para baixo, significa que a flor se localiza na direção contrária do sol.

 Além deste código binário, as direções intermediarias também são compreendidas, como 50 graus à esquerda ou à direta”(Bento,2009). Se a dança for feita muito rápida significa que o alimento está próximo se for lenta que está longe.

Tags: