Por Gabriela Takeda de Castro, Projeto Academia de Ciência

foto_jose_goldemberg

José Goldemberg nasceu na cidade de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, no dia 27 de maio de 1928. Aos cinco anos de idade sua mãe faleceu e sua família se mudou para capital, pois era uma cidade mais desenvolvida e se preocupavam com a educação do pequeno Goldemberg. Nessa fase, na escola Duque de Castilho conheceu um professor de física, que fez despertar em José o interesse pela ciência. Em 1946, com 18 anos de idade, sua família veio para São Paulo, onde se inscreveu no curso de Química na USP, estudou por seis meses e percebeu que o que queria mesmo era Física. Estudou Física Nuclear, Filosofia, Ciências e Letras.

Formou-se em 1950 tendo, mesmo antes desta data, trabalhado como bolsista do Prof. Marcello Damy de Souza Santos, a quem auxiliou na instalação do Acelerador de partículas Betatron na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. Após se tornar físico nuclear viajou para o Canadá como bolsista, onde realizou experimentos que permitiam uma análise sistemática de reações fotonucleares. Trabalhou na Universidade de Illinois na construção do primeiro monocromador de fótons. Em 1954 regressou ao Brasil, concluiu doutorado em Ciências Físicas e obteve a seguir a Livre-docência.

Em 1962 trabalhou no acelerador linear e na medição de momentos magnéticos, na Universidade de Stanford. Foi professor de Física em Paris e na Escola Politécnica.

De 1970 a 1990 foi diretor e presidente do Instituto de Física, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), diretor de empresas de energia e reitor da USP. Seu rumo inicial era a energia nuclear, mas logo depois já trabalhava com energia geral. Em 1988, um dos seus livros sobre energia foi publicado, Energy for a Sustainable World. Durante sua reitoria implantou estatutos de educação semelhante ao de outros países mais desenvolvidos, conseguiu com que a USP tivesse um autonomia financeira, e um bom nível de ensino.

No ano de 1992 foi secretário do Meio Ambiente do governo federal e posteriormente do governo estadual de São Paulo. Foi ministro da Educação e Secretário federal de Ciências e Tecnologia. Uma de suas grandes premiações foi o Blue Planet em 2008.

Atualmente José Goldemberg tem dois filhos e uma filha, trabalha e realiza pesquisas na área de Energia, porém tem um vasto conhecimento sobre educação, saúde e economia.

Tags: