Por Fernando Gonsalez, Projeto Academia de Ciência

para_raios

O Para-raios é um equipamento instalado sobre pontos altos de toda a cidade, tais como prédios, casas e caixas d’água. Sua função é um pouco diferente do seu nome afinal ele não faz parar de cair raios em tempo chuvoso e sim o guia até o solo para que o raio não acabe caindo em lugares indevidos.

Este equipamento é feito a partir de uma liga metálica de materiais como Cobre (Cu) ou Alumínio (Al). Pelo fato dos metais terem propriedades condutoras, aumenta a chance de um raio o atingir. Além disso, o Cobre e o Alumínio também são metais baratos, facilmente moldáveis e maleáveis e tem uma grande resistência ao tempo.

O Para-raios funciona da seguinte maneira: sua estrutura é cilíndrica como uma antena. Em sua base temos um cabo de metal que sai do ponto mais alto até o solo, sendo assim quando o raio atinge este equipamento toda a corrente elétrica é direcionada e descarregada no solo evitando qualquer tipo de acidentes. Mas é bom lembrar que o para-raios não garante 100% da segurança do local, por isso temos de ter cuidado em dias de tempestade.

 

Tags: