Por Marcos Sergio de Oliveira Filho, Projeto Academia de Ciência

Linhas de transmissão de energia elétrica

Torre de transmissão de energia , geralmente são construídas em locais afastados ou isolados afim de evitar fluxo de pessoas.

O uso de energia elétrica está amplamente difundido na sociedade contemporânea. Sabemos que tal energia pode ser produzida em usinas que podem utilizar diversos princípios para realizar tal função, as usinas podem ser: hidroelétrica, termoelétrica, nuclear, solar, dentre outras.

Como essa energia é transmitida desde a central de produção até a tomada de nossa casa onde ligaremos nossos aparelhos eletrônicos?

Independente do processo utilizado pela usina para gerar energia elétrica, o processo sempre resultará na produção de corrente elétrica alternada. Contudo nem sempre a tensão gerada pela usina é suficiente para que essa energia seja transmitida até os centros de consumo, isso ocorre devido o fato de os fios por onde ela será conduzida possuírem resistência causando assim perdas durante a transmissão. Temos que a perda total de energia em um condutor elétrico é dada por: P = R.I², sendo P as perdas no condutor, R a resistência do condutor e I a corrente elétrica que passa pelo condutor. Note que a resistência do fio é constante, visto que a rede de distribuição não sofre alterações ou adaptações frequentemente, isso nos leva a afirmar que uma forma de se reduzir as perdas no condutor é reduzindo a corrente que passa por ele.

A potência produzida por um gerador em uma central de geração de energia é dado por: Pot = V.I, sendo Pot a potência produzida pelo gerador elétrico, V a tensão produzida por ele e I a corrente elétrica produzida por ele. Já vimos que quanto menor for a corrente na linha de transmissão, menor é a perda. Agora temos que quanto maior a potência produzida pelo gerador maior é a disponibilidade de energia para consumo. Dessa forma temos que para que o gerador produza o máximo de energia e as perdas de energia durante a transmissão sejam mínimas a corrente elétrica deve ser mínima e a tensão elétrica deve ser máxima.

Nem sempre um gerador atende a essas exigências, por esse motivo um transformador é inserido entre o gerador e a linha de transmissão. O gerador fornece a potência para o transformador que por sua vez vai elevar a tensão e abaixar a corrente, e só então liberar a energia para a linha de transmissão. Em geral a tensão em uma linha de transmissão de alta tensão esta na faixa de 300.000V.

Modelo simplificado do processo de produção e distribuição de energia elétrica.

Você deve estar pensando, mas minha televisão é 110V se eu ligar no 300.000V ela queima! De fato os aparelhos eletrônicos que possuímos em casa possuem voltagens menores que a de transmissão, por esse motivo conforme a energia se aproxima dos centros de consumo ela passa por estações de rebaixamento de tensão. Nessas estações a energia passa por transformadores que reduzem a tensão da linha de transmissão para uma mais baixa, porém ainda mais alta que utilizada em casa.

É só quando a energia esta nas linhas de transmissão do bairro que transformadores instalados nos postes reduzem a tensão da linha para a tensão 110V que sua TV utiliza ou o 220V que seu chuveiro necessita.

Transformador responsável por baixar a tensão da linha de distribuição.É na saída de desse transformador que encontrasse a tensão 110V que utilizamos para ligar nossos aparelhos eletrônicos em casa (tensão 220V é uma combinação de dois cabos com 110V).

Tags: